Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
 Vigors, 1824
Subfamília: Accipitrininae
 Vigors, 1824
Espécie: S. tyrannus

Nome Científico

Spizaetus tyrannus
(Wied, 1820)

Nome em Inglês

Black Hawk-Eagle


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Gavião-pega-macaco

O gavião-pega-macaco é uma ave de rapina Accipitriforme da família Accipitridae.

Também conhecido como apacanim-preto.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) spizas = falcão; e aetos = águia; e do (latim) tyrannus, turannus = tirano, sem piedade. ⇒ Falcão águia tirano.

Características

O gavião-pega-macaco, é uma espécie florestal que mede entre 58 e 66 cm. A média de peso da espécie está entre 900g (machos) e 1100g (fêmeas). Os adultos apresentam plumagem preta na parte ventral, com o dorso marrom-pardacento escuro (quase negro). Têm um penacho em forma de coroa, com penas que apresentam cor branca na base, sendo o restante preto. Apresenta plumagem negra com pequenas pintas brancas no ventre e nos calções. A cauda é longa com três a quatro barras cinzas escuras. Em voo, esta espécie tem uma silhueta distinta, com amplas asas em forma de pá e uma longa cauda. A parte inferior das asas apresentam um belo e inconfundível padrão de manchas brancas sobre fundo preto. Os tarsos são completamente emplumados, os pés são amarelos com garras pretas, bico robusto e escuro e a íris tem coloração amarelo alaranjada.
O imaturo é em grande parte branco sujo, com grandes manchas pretas e listras. Apresenta a coroa e a garganta na cor branca.

Subespécies

Possui duas subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis, tirados em grande parte das árvores da floresta. Comumente escolhem um puleiro preferido de onde detectam suas presas antes do ataque.

Reprodução

Faz o ninho no alto das árvores com gravetos. A fêmea bota em média 2 ovos que são chocados por cerca de 40 dias. Os filhotes deixam o ninho após 80 a 90 dias. Como acontece com outras águias tropicais, o desenvolvimento do Gavião-pega-macaco é lento e esta espécie normalmente nidifica uma vez a cada dois ou três anos. Seu ninho é predado por macacos.

Hábitos

Habita clareiras e bordas de florestas primárias e secundárias, sendo tolerante a pequenas perturbações e desflorestamentos provocados no ambiente. Vive solitariamente ou em pares, sendo comum observar indivíduos realizando voos altos e circulares durante o período da manhã e início da tarde.
Embora tenha sido razoavelmente registrada nos últimos anos, esta espécie rapineira florestal necessita de áreas extensas para cumprir seu ciclo de vida, sendo que suas populações podem sofrer declínio em decorrência da fragmentação excessiva. Pelo fato de também poder atacar pequenas criações domésticas, como pintinhos e galinhas, é perseguido pelos fazendeiros. Responde bem a playback.

Distribuição Geográfica

Ocorrendo do sul do México à América do Sul, no Brasil ocorre na faixa marítima no Brasil leste-meridional, da Bahia, leste de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos